Grupo prepara diretrizes para controle externo da receita e da renúncia fiscal pelos TCs
Publicação em 29 de agosto de 2016

Uma equipe formada por técnicos dos Tribunais de Contas de Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), se reuniu na última semana para elaborar minuta de resolução e diretrizes de controle externo sobre a receita e a renúncia de receita concedida pelos estados e municípios brasileiros.

O projeto integra o Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), implantado pela Atricon, e terá a supervisão dos conselheiros Valdecir Pascoal e Valter Albano e a coordenação do conselheiro substituto Luiz Henrique Lima.

O documento a ser produzido abordará, em síntese, diretrizes voltadas à estruturação dos TCs e à comunicação dos resultados sobre as temáticas: adoção das NAGs (Normas de Auditoria Governamental) e critérios do MMD-TC (Marco de Medição do Desempenho dos TCs); definição de manuais de procedimentos de auditoria; regulamentação do envio de documentos e informações pelos fiscalizados; implantação de sistemas eletrônicos para o recebimento, processamento e análise das informações; ampla divulgação dos resultados dos trabalhos, inclusive em linguagem simplificada; interação com os jurisdicionados e estímulo ao controle social; cooperação com outros órgãos de controle; limitações do sigilo fiscal etc.

Além disso, inclui diretrizes relacionadas à fiscalização da receita pública, destacando rol de possíveis pontos de controle: instituição/marco legal; estágios da receita: previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento; dívida ativa; cobrança dos créditos tributários; prescrição; contabilização; transparência, entre outros.

O projeto também contempla diretrizes relacionadas à fiscalização da renúncia de receita: regras de controle estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) (anexo de metas fiscais, estimativa do impacto orçamentário-financeiro, medidas de compensação); atendimento das formalidades legais para a concessão de benefícios; adequação dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI); registro das informações e controle/avaliação do retorno e dos resultados; contabilização; divulgação e transparência.

A minuta da resolução elaborada pelo grupo de trabalho será encaminhada a todos os membros dos TCs, para conhecimento e apresentação de contribuições. Depois de consolidada, a proposta será submetida à deliberação plenária no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que acontecerá em Cuiabá-MT, de 22 a 25/11. Uma vez aprovada, passará a orientar os Tribunais de Contas nos trabalhos de fiscalização a serem realizados sobre a matéria.

Na abertura da reunião, o vice-presidente da Atricon, conselheiro Valter Albano, destacou que o sistema Tribunais de Contas tem um grande desafio pela frente. “A falta de controle sobre o sistema fiscal dos estados e municípios é uma das causas das profundas crises econômico-financeiras que muitos vêm enfrentando em todo o país, e as nossas instituições podem e devem exercer o seu papel com qualidade e eficiência”, afirmou.

Para o conselheiro Valdecir Pascoal, essas diretrizes terão um grande impacto junto aos entes jurisdicionados dos TCs. “Os Tribunais de Contas podem dar uma enorme a contribuição para a recuperação fiscal de muitos entes federados, assegurando a recuperação do investimento sem que seja necessário aumento da carga tributária”, disse o presidente da Atricon.

Com informações da Atricon