Tribunal acata recurso do MPC e vai realizar inspeção para apurar legalidade de incentivos fiscais
Publicação em 4 de novembro de 2016

O Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) acatou recurso do Ministério Público de Contas (MPC) e determinou a abertura de processo de inspeção para apurar a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), relacionados ao acompanhamento dos contratos de competitividade. A decisão foi tomada na sessão de terça-feira (01).

O relator do caso, conselheiro Domingos Taufner, concordou com o questionamento feito pelo MPC em embargos de declaração, que apontou omissão em acórdão do Tribunal, por deixar de citar a realização de inspeção para apurar atos relacionados ao Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (Compete-ES) separadamente da prestação de contas de 2013 da Sedes, conforme sugerido pela área técnica e pelo órgão ministerial. O voto de Taufner foi seguido pelos demais conselheiros e o conselheiro José Antônio Pimentel será o relator do processo de inspeção.

Conforme destacado pelo MPC no recurso, há necessidade de exame aprofundado a respeito dos contratos de competitividade, tendo em vista que a Sedes não realizou fiscalização nem apresentou quadro avaliativo das metas de todos os setores participantes do Compete-ES.

O contrato de competitividade é um instrumento adotado pelo governo do Estado para a concessão de benefícios fiscais a setores produtivos locais. Os setores que firmam o contrato tem o compromisso de aumentar a competitividade das empresas estabelecidas no Espírito Santo, em relação às similares de outras regiões do país.

Leia mais
Questionada omissão sobre pedido de realização de inspeção para apurar legalidade de incentivos fiscais