Luciano Vieira toma posse para segundo mandato como procurador-geral do Ministério Público de Contas
Publicação em 27 de fevereiro de 2018

Luciano Vieira foi reconduzido ao cargo de procurador-geral e comandará o MPC-ES no biênio 2018/2019

Em clima de agradecimento, o procurador Luciano Vieira tomou posse para o segundo mandato à frente do Ministério Público de Contas (MPC-ES), na tarde desta terça-feira (27), durante sessão especial realizada no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Depois de fazer o juramento de posse no cargo de procurador-geral, Vieira fez um breve discurso de agradecimento aos servidores do Ministério Público de Contas pelo trabalho desempenhado, ao colega e procurador do MPC-ES Luis Henrique Anastácio da Silva pela parceria e aconselhamento nas decisões, aos servidores do TCE-ES, em especial aqueles que atuam na área técnica, pelo apoio ao órgão ministerial na análise de casos mais complexos, e à presidência do TCE-ES por permitir ao MPC o exercício das suas funções institucionais com independência.

Os conselheiros Sérgio Aboudib, presidente do TCE-ES, e Sérgio Borges, e os conselheiros-substitutos Marcia Freitas e Marco Antônio da Silva parabenizaram o procurador-geral pela recondução ao cargo e desejaram sucesso em seu novo mandato. O conselheiro Domingos Taufner lembrou da atuação como procurador do MPC ao lado de Vieira por dois anos. Já o conselheiro Rodrigo Chamoun parabenizou o procurador-geral pela sua trajetória pessoal, destacou que ela teve início em uma escola pública da zona rural de Guarapari, no distrito de Todos os Santos, onde Vieira estudou, citou a passagem dele pelo Ministério Público Federal como servidor concursado e a aprovação no concurso para procurador do Ministério Público de Contas. Além disso, elogiou a postura do procurador-geral por, mesmo nos confrontos com conselheiros, provar que tem senso de justiça.

Vieira foi reconduzido ao cargo que ocupa desde fevereiro de 2016 por meio do Decreto nº 123-S, de 29 de janeiro de 2018, e comandará o MPC-ES no biênio 2018/2019. A escolha foi feita pelo governador Paulo Hartung, após processo eleitoral interno do órgão ministerial para elaboração de lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo.

Em seu segundo mandato como procurador-geral, ele pretende dar continuidade ao trabalho iniciado em 2016, com um acompanhamento e monitoramento mais efetivo das decisões do Tribunal de Contas pela Procuradoria-Geral de Contas.