A atuação do TSE para combater Fake News sobre eleições e processo eleitoral
Publicação em 29 de julho de 2022

As “Fake News”, em tradução literal, são as “notícias falsas”, e têm se tornado (infelizmente) cada vez mais comum no mundo globalizado e mais conectado, em que a velocidade da propagação da informação (ou desinformação) é a maior já vivenciada pela humanidade.

A internet quebrou barreiras, aproximou as pessoas, facilitou os meios de aprendizado, acelerou a divulgação de informações em tempo real e propiciou a criação das tão utilizadas “redes sociais”, mas junto com tantos aspectos tão positivos viu crescer de forma ascendente o desvirtuamento das ferramentas, que passaram a ser utilizadas para disseminação das Fake News.

Neste ano eleitoral, a propagação de notícias falsas se tornou uma grande preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que adotou uma série de medidas de enfrentamento à propagação das Fake News que possam prejudicar o processo eleitoral. 

A luta do TSE contra as Fake News se deve por se tratarem de notícias falsas que alcançam uma grande parcela da população e que possuem grande poder viral, fazendo uso excessivo do aspecto emocional e apelando para aspectos político ideológicos do leitor para serem disseminados, o que pode prejudicar o equilíbrio do pleito eleitoral.

Visando acabar (ou pelo menos reduzir) os impactos das Fake News, foram desenvolvidos diversos trabalhos para o combate à desinformação, como por exemplo as parcerias para checagem das informações, a criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (FRENTE), publicação do “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral”, criação da página “Fato ou Boato”, além do lançamento de um sistema de alertas contra a desinformação em relação às eleições e a publicação de um informativo semanal com conteúdos relacionados às Fake News.

Antes de propagar qualquer informação, o leitor deve buscar a validação através dos canais disponibilizados pelo TSE e seus parceiros: A luta contra as Fake News é dever de todos!

 

Parcerias com intuito de checar as informações veiculadas

Foram desenvolvidas 151 parcerias com instituições de checagem, plataformas digitais, partidos políticos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia.

 

Criação da FRENTE

A FRENTE – Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação – é uma equipe formada por 2.024 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuam na promoção de ações contra a veiculação da desinformação.

 

 

Programa e manual de Enfrentamento à Desinformação

 “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral” e o “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral” disponibilizados no portal do TSE.

 

Lançamento do sistema de alertas contra as Fake News

Foi desenvolvido o “Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições” para o recebimento e encaminhamento de notícias falsas sobre as eleições e o processo eleitoral.

 

Publicação do “Pause!!”

O “Pause!!” é um informativo semanal com conteúdos e informações sobre a desinformação.

 

Fato ou Boato

O Fato ou Boato é uma página do TSE, criada em 2020, dedicada a desmentir notícias falsas sobre as eleições e o processo eleitoral e também a circulação de conteúdos verdadeiros sobre o assunto.

Captura de tela da página: Fato ou Boato (justicaeleitoral.jus.br), acessado em 25 de julho de 2022.

 

FONTES:

Pílulas contra a desinformação: TSE tem página especial para desmentir fake news — Tribunal Superior Eleitoral

Fato ou Boato (justicaeleitoral.jus.br)

Presidente do TSE faz balanço das ações no combate à desinformação — Tribunal Superior Eleitoral

Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral adere ao Programa de Enfrentamento à Desinformação — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br)

O TSE — Tribunal Superior Eleitoral

 

Outras formas de verificação das notícias: