Florianópolis será sede do Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas
Publicação em 10 de fevereiro de 2023

 

 

Essencial para se garantir o exercício da cidadania e o consequente fortalecimento do regime democrático, a comunicação pública passa por constantes transformações. É por meio dela que as instituições se relacionam com a sociedade, seja informando sobre diferentes ações e serviços ou criando canais de escuta e de diálogo constante com a população. A oferta de informações qualificadas incentiva o debate e a participação cidadã na formulação e na implementação das políticas públicas. Além disso, a comunicação está intimamente ligada à promoção e à defesa dos direitos individuais e coletivos. Pessoas bem-informadas têm melhores condições de acessar outros direitos, como saúde, educação e segurança. E os Tribunais de Contas cumprem um papel substantivo na concretização dos direitos fundamentais contemplados na Constituição.

Nesse contexto, as novas tecnologias têm o potencial de contribuir tanto no aumento das informações disponíveis acerca da administração pública quanto na maior interação com o público. Com esse cenário, o Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2023, em Florianópolis, revela-se uma oportunidade – mais do que propícia, necessária – para se conhecer novas experiências, dialogar, debater e definir estratégias voltadas a aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento dos órgãos de controle com a sociedade.

Experiência do usuário, jornalismo de dados e estratégias e políticas de informação digitais estão entre os temas que serão debatidos durante o evento.

O encontro é uma promoção do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Entre os palestrantes já confirmados estão a jornalista e repórter da Rede Globo Sônia Bridi, o especialista em experiência do usuário, Roberto Madruga, a jornalista e diretora da ABCPública, Aline Castro, e o publicitário e responsável pela estruturação da atuação do Supremo Tribunal Federal nas Redes Sociais entre 2020 e 2022, Bito Teles. Também devem participar dos debates o jornalista que integra o Projeto Comprova Sérgio Ludke e a secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira, entre outros profissionais. Veja a previsão da programação aqui.

Mais informações em https://www.cnctc2023.com.br/site.

Fonte: Ascom TCE/SC e Carta dos PresidentesI Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas