Sistema Rodosol: Ascontrol apoia equipe multidisciplinar que realizou auditoria
Publicação em 22 de abril de 2014

Vitória, 18 de abril de 2014

Por Rafael Batista Lamas, presidente da Ascontrol

A Ascontrol, entidade que representa os auditores de controle externo do quadro permanente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), vem manifestar total apoio à equipe que executou os trabalhos que resultaram no Relatório de Auditoria da concessão do Sistema Rodovia do Sol, apresentado na última quarta-feira (16/04/2014).

A citada equipe de auditoria foi formada exclusivamente por auditores de controle externo, carreira típica de Estado cujo ingresso ocorre por meio de concurso público, e contou com especialistas nas áreas de Direito, Economia, Contabilidade, Administração, Tecnologia da Informação e Engenharia.

Na elaboração de seus trabalhos, os auditores de controle externo seguem normas nacionais e internacionais de auditoria tendo reconhecimento de seus trabalhos, inclusive, por organismos internacionais de fomento (a exemplo do BID – Banco Internacional de Desenvolvimento) como garantidores da correta aplicação dos recursos transferidos. Realizam, ainda, os trabalhos de forma independente e fundamentam suas análises em evidências concretas, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O corpo de auditores do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo é composto por profissionais de altíssimo nível. Muitos detêm mais de uma graduação, possuem diversas especializações, incluindo mestrado e doutorado, lhes permitindo atuar como docentes das mais diversas áreas, além de possuírem autoria de livros e artigos técnicos. A reciclagem e aperfeiçoamento técnico são constantes, seguindo o previsto nas Normas de Auditoria Governamentais (NAGs), que utiliza as mais modernas técnicas de auditoria.

Todo esse conhecimento foi aplicado com brilhantismo na elaboração do Relatório de Auditoria divulgado pelo TCE-ES no último dia 16 de abril, reforçando o compromisso dos auditores de controle externo com a sociedade capixaba, especialmente no que se refere à fiscalização da aplicação de recursos públicos estaduais, se estendendo, também, para os demais trabalhos elaborados por todos os profissionais que compõem esta categoria.

Ante o exposto, a Ascontrol ressalta o relevante trabalho realizado e manifesta o seu apoio irrestrito à equipe multidisciplinar de auditoria.

Fonte: Ascontrol