Coordenador da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” no Espírito Santo visita o Ministério Público de Contas
Publicação em 18 de setembro de 2015
Procurador do MPC Luciano Vieira; promotora de Justiça Sabrina Fajardo; procurador-geral do MPC Luis Henrique Anastácio; procurador da República Ercias Rodrigues de Sousa

Procurador do MPC Luciano Vieira; promotora de Justiça Sabrina Fajardo; procurador-geral do MPC Luis Henrique Anastácio; e procurador da República Ercias Rodrigues de Sousa

O coordenador da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” no Espírito Santo e procurador da República, Ercias Rodrigues de Sousa, visitou o Ministério Público de Contas (MPC) nesta quinta-feira (17), para discutir estratégias para a divulgação da campanha e buscar mais apoiadores a fim de alcançar a meta de 1,5 milhão de assinaturas ao projeto de lei de iniciativa popular para combater a corrupção no Brasil.

Ercias de Sousa foi recebido pelo procurador-geral do MPC, Luis Henrique Anastácio, e pelo procurador do MPC Luciano Vieira. O coordenador da campanha estava acompanhado da promotora de Justiça Sabrina Fajardo, tendo em vista um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPES) para a divulgação da campanha.

Para o coordenador da campanha, não basta indignar-se com a corrupção: “temos que ter uma iniciativa proativa”. Sousa tem buscado apoio de diversas instituições em todo o Espírito Santo para tentar atingir a meta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular. Após a obtenção das assinaturas, a proposta será encaminhada ao Congresso Nacional para votação.

O procurador-geral do MPC ressaltou que “esse é o momento” de buscar apoio ao projeto, uma vez que a população tem demonstrado muita indignação com o esquema de corrupção revelado na “Operação Lava Jato”. O Ministério Público de Contas já havia iniciado o recolhimento de assinaturas em favor da campanha no início deste mês. Agora, o órgão também irá auxiliar a coordenação estadual na busca por multiplicadores.

Para participar da campanha, basta preencher a ficha de apoio às propostas informando os seguintes dados: nome e filiação sem abreviações, número do CPF e endereço. O apoiador também deverá assinar a ficha ao preenchê-la. O espaço destinado ao preenchimento de dados do título de eleitor pode ser deixado em branco, caso a pessoa não esteja portando o documento.

Na próxima terça-feira, dia 22, o Ministério Público de Contas participará do lançamento oficial da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” no Espírito Santo. O evento contará com a participação do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, e será realizado às 14 horas, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, localizado na rua Procurador Antônio Benedicto A. Pereira, 121, bairro Santa Helena, em Vitória.

Para obter mais informações e o material de apoio à campanha “10 Medidas Contra a Corrupção” basta acessar o site www.dezmedidas.mpf.mp.br.