Novo procurador-geral do Ministério Público de Contas toma posse nesta quinta-feira (18)
Publicação em 11 de fevereiro de 2016

O procurador Luciano Vieira tomará posse no cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC-ES) para o biênio 2016/2017 no próximo dia 18, às 16 horas, em cerimônia a ser realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Ele substituíra o atual procurador-geral, Luis Henrique Anastácio da Silva, que deixará o cargo após dois mandatos consecutivos à frente do órgão.

Compete ao procurador-geral do MPC, entre outras atribuições: dirigir o órgão; presidir o Colégio de Procuradores; representar o Ministério Público de Contas no seu relacionamento externo; celebrar convênios com os órgãos municipais, estaduais e federais para atendimento das necessidades da instituição; participar das sessões do Pleno; e delegar competência aos procuradores.

Currículo
Luciano Vieira é natural de Muniz Freire, no Sul do Espírito Santo. É formado em Direito pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Atuou na Assessoria Jurídica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e exerceu o cargo de chefe da Assessoria Jurídica do Detran-ES até 2007, quando tomou posse como analista processual no Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria da República no Espírito Santo. Deixou o cargo de analista para tomar posse como procurador do Ministério Público de Contas, em março de 2010, após aprovação em primeiro lugar no concurso público.

Posse do procurador-geral do MPC-ES
Data: 18 de fevereiro