Membros do Ministério Público de Contas de todo o país participam de encontro nacional no Paraná
Publicação em 19 de março de 2018

Membros do Ministério Público de Contas (MPC) de todo o País se reúnem a partir desta terça-feira (20) até a próxima quinta-feira (22) em Curitiba, Paraná, para discutir a construção do MPC do novo milênio, durante o 1º Encontro Nacional dos Membros do Ministério Público de Contas (Enampcon). O evento tem entre os seus objetivos identificar o que o MPC pode melhorar e como ele pode atuar de forma mais eficiente.

Realizado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), o encontro também visa traçar planos, objetivos e metas unificadas em âmbito nacional que reforcem suas vantagens competitivas, estabelecer objetivos a serem alcançados no curto, médio e longo prazo e criar um modelo de gestão estratégica no intuito de buscar o posicionamento e diferenciação do MPC brasileiro.

A palestra de abertura do evento será proferida pelo procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, com o tema “O MPF no combate à corrupção. Posicionamento institucional e pessoal. As implicações da Lava Jato”. Já o encerramento do encontro contará com a participação do juiz federal Sérgio Moro.

O site do evento destaca que o Ministério Público de Contas brasileiro, apesar de ser uma instituição secular, ainda não se encontra dentro da esfera de conhecimento da população em geral. Por isso, a realização do Enampcon pretende servir para informar e conscientizar a sociedade de que, para o seu bem-estar e a para a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos, “é importante a atuação do MP de Contas, pois a fila do hospital, a falta de medicamento, a demora dos ônibus, a merenda estragada na escola de seu filho, dentre outros, tem tudo a ver com a má gestão pública e a falta de responsabilidade fiscal dos governantes”.

A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no endereço eletrônico www.enampcon.com.br.