Com base em parecer do Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do Estado de Espírito Santo (TCE-ES) determinou à Secretária de Estado da Saúde (Sesa) o prazo de 90 dias para apresentar avaliação precisa dos custos dos serviços realizados no Hospital Estadual Central pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), em decisão tomada na última terça-feira (24). A avaliação tem como objetivo identificar irregularidades no contrato firmado em 2011 que passou a operação da gestão, execução das atividades e serviços de saúde do Hospital Estadual Central para a ACSC.
Seguindo a manifestação ministerial, a decisão também prevê que a Sesa apresente o resultado da avaliação ao Tribunal de Contas, à Secretária de Estado de Controle e Transparência (Secont) e, se necessário, proceda imediatamente ajustes nos termos contratuais.
O contrato de gestão firmado entre a Sesa e a ACSC estimava o valor de repasse de R$ 38 milhões mensais para a entidade, garantindo que a instituição oferecesse atendimento de média e alta complexidade cirúrgica e clínica nas especialidades de neurologia, ortopedia e vascular. Porém, foram firmados ao todo três termos aditivos, agregando novas metas assistenciais e reajustando a estimativa do valor do contrato para R$ 59 milhões. Os responsáveis alegaram que houve a repactuação do contrato para inclusão do serviço de neuroembolização, mas não existe comprovação de que esse serviço foi realizado.
Veja o voto do relator – Processo TC 11180/2014
Veja o parecer do Ministério Público no processo TC 11180/2014
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