Ministério Público de Contas celebra 11 anos de atuação no Espírito Santo
Publicação em 9 de março de 2021

O Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) completa, nesta terça-feira, 9 de março, 11 anos de atuação no controle externo, na fiscalização e no combate à má gestão dos recursos públicos nos municípios capixabas e no Estado do Espírito Santo. A data se refere à instalação do MPC-ES, em 2010, com a posse dos procuradores de Contas aprovados em concurso público.

No último ano, o órgão ministerial passou por um processo de adaptação devido à pandemia da Covid-19, quando todos os servidores, membros e estagiários passaram a trabalhar de maneira remota. O procurador-geral, Luis Henrique Anastácio da Silva, avalia que o MPC-ES conseguiu manter a atuação fiscalizatória de forma firme mesmo durante o teletrabalho.

As principais atribuições do MPC-ES são: representar contra irregularidades no uso de recursos públicos, emitir pareceres escritos em todos os processos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), interpor recursos e requerer revisões de decisões da Corte de Contas, além de comparecer às sessões de julgamento do Tribunal de Contas.

Para celebrar mais um ano de trabalho para melhorar a gestão pública, os servidores que atuam há mais tempo no Ministério Público de Contas deram os seus depoimentos sobre os motivos pelos quais se orgulham de atuar no órgão ministerial.

“Parabéns ao Ministério Público de Contas do Espírito Santo pelos seus 11 anos. Celebrar o Ministério Público de Contas é celebrar os valores da justiça, da ordem, da honestidade e da moralidade. É uma honra fazer parte desta equipe!”
Gustavo Coutinho Pinto, chefe de gabinete da 1ª Procuradoria de Contas e da Procuradoria-Geral de Contas

“Parabenizo o MPC-ES pelos seus 11 anos de serviço, de uma bela trajetória institucional marcada pela seriedade e competência. O que me dá mais orgulho em fazer parte da equipe do MPC-ES é a atuação do órgão no combate à má gestão dos recursos públicos, com independência e diálogo, contribuindo de maneira eficaz na solução dos problemas que mais afligem a sociedade capixaba.”
Giovana Moreira Camata Gobbi, chefe de gabinete da 2ª Procuradoria de Contas

“Parabéns ao MPC-ES pelos 11 anos de independência funcional. A convicção inabalável de que todas as dificuldades suportadas ao longo dos anos não foram capazes de apagar o brilho no olhar daqueles que, apesar dos incontáveis reveses, fizeram de suas vidas um exemplo de lealdade e respeito incondicionais ao interesse público do povo capixaba.”
Walter Junior Cabral de Lima, chefe de gabinete da 3ª Procuradoria de Contas

“Tenho orgulho de fazer parte de uma instituição séria e comprometida, que realiza um trabalho de excelência. Sinto uma gratidão imensa pela oportunidade de conviver com profissionais que me inspiram a ser melhor a cada dia no Ministério Público de Contas.”
Karla Nicco de Freitas, secretária-geral do MPC-ES