MPC parabeniza a categoria pelo Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado nesta terça-feira
Publicação em 27 de abril de 2021

No Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, comemorado nesta terça-feira (27), o Ministério Público de Contas (MPC) parabeniza a categoria pelo importante trabalho realizado em prol da fiscalização dos recursos públicos, em especial os profissionais que atuam no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

A atuação dos auditores de controle externo é imprescindível para que a aplicação do dinheiro público ocorra de maneira correta nos órgãos e entidades públicas da União, dos Estados e dos municípios brasileiros. Ela tem como objetivo garantir que os valores pagos pelos contribuintes sejam revertidos em serviços e benefícios para a sociedade, atendendo ao interesse público e seguindo as regras previstas na legislação.

A carreira de auditor de controle externo é integrada por servidores efetivos e concursados, os quais têm como principais atribuições o planejamento, a coordenação e a execução de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização. A partir da análise técnica realizada por esses profissionais, o Ministério Público de Contas (MPC) emite o seu parecer e os conselheiros do Tribunal de Contas apreciam as contas dos gestores públicos.

A data escolhida para celebrar a categoria faz uma alusão ao ano de 1893, quando Serzedello Corrêa, então ministro da Fazenda do governo do presidente Floriano Peixoto, ao defender as competências e a independência dos Tribunais de Contas, deu verdadeiro exemplo de coragem e compromisso com a moralidade na Administração Pública. Ele enfrentou investida do Poder Executivo contra a atuação do Tribunal de Contas da União.