Ministério Público de Contas lamenta o falecimento precoce da servidora e colega Fernanda de Barros Coutinho
Publicação em 20 de maio de 2021

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento precoce da servidora Fernanda de Barros Coutinho, aos 38 anos, em decorrência de um aneurisma. Ela teve a morte encefálica confirmada nesta quinta-feira (20). Fernanda estava lotada no gabinete do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Luis Henrique Anastácio da Silva, como assessora de nível superior desde março de 2020.

Antes de assumir esse cargo, atuou como assessora de controle externo no gabinete do conselheiro Sérgio Borges e trabalhava no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) desde junho de 2014, quando foi nomeada.

Casada desde 2011 com Luiz Felipe Macena, ela deixa o pequeno Dudu (Luiz Eduardo), de 3 anos e 8 meses, além de familiares e muitos amigos no MPC e no Tribunal de Contas.

Trajetória profissional
Formada em Direito pela FDV, antes de ingressar no TCE-ES ela prestou serviço à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Em 2014, quando integrava o gabinete do conselheiro Sérgio Borges, participou da Comissão Técnica responsável pela análise da Prestação de Contas Anual (PCA) do governo do Estado.

Depoimentos dos colegas
“Hoje o MPC está mais triste. Perdemos nossa colega e amiga Fernanda, que se foi com toda a sua simpatia e carinho. Jamais esqueceremos seu companheirismo e dedicação. Que Deus conforte sua família neste momento de dor. Descanse em paz.
Luis Henrique Anastácio da Silva, procurador-geral do Ministério Público de Contas

“A vida às vezes nos pega de surpresa. Fernandinha, como era chamada nossa colega de trabalho tão querida, a partida prematura dela foi uma dessas surpresas imprevisíveis do destino para nós. Sempre alegre, positiva, prestativa, estudiosa, zelosa com sua família… nunca a vimos reclamar!! Ninguém poderia imaginar que nos deixaria tão cedo.
Siga o seu caminho em paz, iluminada pelas bênçãos de Deus. Nós estaremos sempre aqui, orando por você!”
Gustavo Coutinho Pinto, chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do MPC

“As circunstâncias nos afastaram dos serviços presenciais, mas desde o primeiro dia que nos conhecemos no gabinete a Fernanda sempre se mostrou uma pessoa extremamente feliz, simpática e sorridente. Sem dúvidas, uma pessoa singular. É uma perda incomensurável. Um dia triste e que nos revela a fragilidade da vida. Espero que Deus conforte a família neste momento de dor profunda.”
Nicolas Oliveira Negris, assessor de nível superior da 1ª Procuradoria do MPC

“Não há palavras que possam expressar a dor que estamos sentindo por perder alguém tão especial. Seu sorriso, sua generosidade, sua dedicação e seu amor para com o próximo jamais serão esquecidos. É difícil acreditar… Você estará eternamente conosco, através de todas as lembranças que construímos ao seu lado. Descanse em paz, Fê.
Karla Nicco de Freitas, secretária-geral do Ministério Público de Contas

“A Fernanda é um doce. Simpática e ao mesmo tempo super discreta, desde que entrou no Tribunal procurou realizar seu trabalho da melhor forma possível, sempre aprimorando. Coordenou a equipe das contas de governo no gabinete do conselheiro Sérgio Borges com muita competência e dedicação. Suas minutas de votos e pareceres eram extremamente trabalhados. Sempre quis se cercar dos melhores precedentes e da melhor doutrina, assessorando brilhantemente as autoridades com quem trabalhou. Como tinha muita percepção da complexidade que é um processo de controle, preocupava-se constantemente com as questões processuais, de modo a evitar nulidades futuras em nossos processos. Uma dor muito grande sua partida tão precoce. O Tribunal perde uma servidora altamente capacitada, inteligente, educada e dedicada. Os amigos perdem uma colega super amorosa e leal.”
Odilson Souza Barbosa Junior, secretário-geral das Sessões