Protocolo de documentos ao MPC-ES pela Internet pode ser feito usando credenciais da plataforma gov.br
Publicação em 18 de dezembro de 2024

Nova opção já está disponível devido à integração do sistema Acesso Identificado do TCE-ES à plataforma digital do governo federal

 

Imagem ilustrativa. ARTE: Comunicação MPC-ES

Protocolar denúncias e enviar documentos diretamente ao Ministério Público de Contas (MPC-ES) ficou mais fácil. Com a modernização feita pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), agora qualquer cidadão poderá acessar o sistema “Acesso Identificado” utilizando as mesmas credenciais do gov.br, plataforma unificada do governo federal.

O acesso ao sistema pode ser feito diretamente pelo site do MPC-ES, na aba Protocolo via Internet. Antes da modernização elaborada pelo Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos e Portais (NDCorp), apenas quem tinha certificação digital conseguia fazer denúncias e enviar as documentações via sistema, o que restringia o acesso.

A integração com a plataforma gov.br visa ampliar e desburocratizar o acesso aos serviços oferecidos pelo TCE-ES e aumentar a segurança do sistema, segundo Lucas Badaró, servidor do NDCorp e um dos responsáveis pela implantação da nova funcionalidade. Além disso, vai permitir outras facilidades aos usuários dos sistemas do Tribunal.

A expectativa é que, a partir do primeiro semestre de 2025, os servidores do MPC-ES e da Corte de Contas utilizem assinaturas digitais com os certificados do gov.br diretamente nos sistemas do Tribunal, dispensando o uso de certificados digitais ICP-Brasil, os quais precisam ser renovados periodicamente. Isso simplificará o processo e permitirá o uso de dispositivos móveis para assinatura.

Como protocolar documentos

Para encaminhar qualquer tipo de documento diretamente ao Ministério Público de Contas utilizando as credenciais da plataforma gov.br, basta acessar o sistema Acesso Identificado por meio da aba Protocolo via Internet, no site do MPC-ES, e clicar em “Entrar com gov.br ou Acesso Cidadão”. É preciso selecionar a opção “Ministério Público de Contas – envio de documentos”, pois as demais opções são relativas a procedimentos do Tribunal de Contas.

Com informações da Secom/TCE-ES