Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais lançado pelo TCE-ES dá dicas a usuários e orienta sobre desinformação

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
E-mail

Publicação pode ser usada por outros órgãos públicos como inspiração para orientar o uso das redes sociais

A 1ª Edição do “Guia de Boas Práticas de Redes Sociais do TCE-ES”, lançada pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) na última terça-feira (1), traz orientações sobre o uso das redes sociais nas interações virtuais, dá dicas sobre como navegar de forma eficiente, além de destacar a importância das redes para que os órgãos públicos consigam levar as informações de forma rápida aos cidadãos e até mesmo se protegerem de desinformação.

O Guia de Redes Sociais foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação do TCE-ES e tem como objetivo orientar colaboradores, auditores, servidores, membros do Tribunal e cidadãos interessados para que façam uma navegação responsável e tenham uma atuação digital estratégica, ética e eficiente nas redes sociais.

A publicação aborda tópicos como o uso de perfis pessoais, o compartilhamento de informações relacionadas ao TCE-ES, orientações e recomendações sobre críticas e divulgação de informações, padrões de convivência e dados pessoais. O conteúdo pode ser adaptado para que os servidores fiquem atentos ao compartilhamento de informações relacionadas ao órgão em que atuam, para que seja feito da melhor forma.

Ela também destaca a importância de ponderação, reflexão e responsabilidade ao interagir nas redes sociais, e dos riscos da desinformação, pois as ações digitais podem ter repercussões significativas tanto para o indivíduo quanto para a instituição.

Além disso, o Guia funciona como um manual prático com dicas de uso do Instagram, a plataforma mais acessada no Brasil atualmente. (Com informações da Secom/TCE-ES)

Acesse aqui o Guia de Boas Práticas nas Redes Sociais