Capacitação foi destinada a representantes de instituições que integram o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES)
O Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) contou com a participação de quatro servidores no curso de capacitação “Prevenção e Detecção de Fraudes em Licitações”, realizado pelo Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) visando fortalecer as ações de integridade e o controle sobre o uso dos recursos públicos.
O treinamento foi direcionado aos representantes das diversas instituições que integram o Focco-ES, incluindo órgãos de fiscalização, de controle e de atuação na área penal para ações conjuntas no combate à corrupção e na promoção de transparência na administração pública.
O curso foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU) Kleberson Souza, que é especialista no tema, nesta quinta-feira (13) e na quarta-feira (12), no auditório da Polícia Federal (PF), em Vila Velha, somando 16 horas de carga horária.
Importância para o controle externo
Durante a capacitação, os servidores do MPC-ES e demais participantes aprofundaram conhecimentos em: técnicas de identificação de indícios de fraude em licitações; análise de comportamento de mercado e fornecedores; e aplicação de metodologias de auditoria e uso de dados para prevenção de irregularidades.
O aprimoramento nessas áreas é muito importante para a atuação do MPC-ES, a fim de garantir que a fiscalização e o controle sobre as contratações públicas sejam realizados com maior eficiência e segurança. O órgão ministerial foi representado pela secretária-geral, Giovana Moreira Gobbi, pelo chefe de gabinete da 3ª Procuradoria de Contas, Walter Cabral de Lima, e pelos assessores Stephanie Ramos (2ª Procuradoria de Contas) e Nicolas Negris (1ª Procuradoria de Contas).
Participação no Focco-ES
O Ministério Público de Contas é um dos membros ativos do Focco-ES, criado em 2016 por meio de Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de tornar ainda mais efetivo o combate às fraudes e desvios na administração pública no Espírito Santo. A criação do Fórum permitiu a troca mais ágil de informações e a formulação de ações conjuntas entre as instituições que compõem a entidade.
O MPC-ES passou a integrar o Focco-ES em 2019, ao lado de instituições como Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) e Superintendência de Polícia Federal (DPF-ES), entre outras.


