Luis Henrique Anastácio é reconduzido ao cargo de procurador-geral do MPC-ES
Publicação em 11 de fevereiro de 2014

O governador Renato Casagrande reconduziu Luis Henrique Anastácio da Silva ao cargo de procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC-ES) para atuação no biênio 2014/2015. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10). A lista tríplice encaminhada ao Executivo foi unânime em apoio a Anastácio.

Compete ao MPC atuar como fiscal da lei no âmbito do Tribunal de Contas. Dentre suas atribuições estão: promover a defesa da ordem jurídica, representando contra ilegitimidade ou irregularidade de qualquer despesa; emitir parecer escrito em todos os processos sujeitos à apreciação do Tribunal, com exceção dos processos administrativos internos; interpor os recursos e requerer as revisões previstas em lei; juntar documentos, produzir provas e requerer medidas ou diligências que julgar necessárias; comparecer às sessões; prover as medidas necessárias ao efetivo respeito ao ordenamento jurídico; encaminhar os Títulos Executivos emitidos pelo Tribunal de Contas a fim de que os órgãos competentes adotem as providências cabíveis.

Na Corte capixaba, o Ministério Público de Contas é composto por três procuradores – aprovados em concurso público de provas e títulos – sob a chefia do procurador-geral, escolhido dentre seus integrantes para um mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução.