Portal eletrônico ganha interface responsiva, recursos de tradução simultânea para Libras e layout otimizado para facilitar o acesso à informação e reforçar o compromisso do MPC-ES com a transparência
O Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) lançou nova versão de seu site oficial, com um visual moderno, interface responsiva e novas funcionalidades, como recursos essenciais de inclusão digital. Todas as melhorias visam facilitar o acesso ao público e reforçar o compromisso do órgão ministerial com a democratização do acesso à informação e transparência.
A estrutura original do menu do site foi mantida, assim como o endereço eletrônico (www.mpc.es.gov.br) e as informações continuam localizadas em espaços semelhantes aos anteriores, permitindo que o público já familiarizado com a versão anterior mantenha a mesma facilidade de navegação, de forma simples e intuitiva.
Além de contar com interface e design mais atrativos, o novo site do MPC-ES tem um visual moderno e traz em sua página inicial os principais serviços no canto inferior direito, garantindo mais agilidade na localização dessas informações, como o serviço de Protocolo via Internet, em que os usuários podem enviar denúncias e documentos diretamente à instituição.
Entre as novidades está a inclusão do aplicativo VLibras, que permite a tradução simultânea dos conteúdos digitais (áudio, texto e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), proporcionando acessibilidade às pessoas surdas. O recurso está disponível na lateral direita do site e, para utilizá-lo, basta clicar no ícone azul com duas mãos.
Outra novidade é a adaptação da interface para dispositivos móveis. Agora, o site do MPC-ES é responsivo, o que significa que ele se ajusta a diferentes telas, como celulares e tablets, além de computadores, oferecendo uma experiência de navegação mais agradável e eficiente.
Ainda em fase final de ajustes, também será disponibilizada ferramenta de acessibilidade no topo do site, a fim de garantir a adaptação do tamanho de fontes, contraste, entre outros recursos que permitem acessibilidade digital a todos os usuários, conforme a necessidade de cada um.
O procurador-geral do MPC-ES, Luciano Vieira, destacou a parceria com a Secretaria de Comunicação do Tribunal de Contas (Secom/TCE-ES), responsável por elaborar o novo layout e organizar a interface de maneira que atendesse às necessidades do órgão ministerial.
“Agradeço ao trabalho da equipe da Secom que tornou possível a modernização do site do Ministério Público de Contas, que já era um desejo há alguns anos. Acredito que para os usuários será um ganho imenso, pois ficará mais fácil ter acesso às informações usando qualquer dispositivo, seja pelo computador ou pelo celular, além de se manter informado sobre a atuação do MPC-ES”, ressaltou Vieira.