Dia nacional dos auditores de controle externo é comemorado nesta quinta
Publicação em 27 de abril de 2017

Os auditores de controle externo de todo o Brasil comemoram nesta quinta-feira, 27 de abril, o Dia Nacional da categoria. O Ministério Público de Contas (MPC) parabeniza a categoria pelo empenho na fiscalização dos recursos públicos, em especial os auditores de controle externo que atuam no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

Integrada por servidores efetivos e concursados dos Tribunais de Contas, a carreira de auditor de controle externo tem atribuições privativas para atuação no controle externo, como a realização de auditorias, inspeções, instruções processuais e demais procedimentos de fiscalização, e atuação voltada para o exercício da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional, patrimonial e demais ações de controle externo essenciais ao exercício, pelos Tribunais de Contas, de suas funções de controle externo.

A atuação da categoria é muito importante para garantir a correta aplicação do dinheiro público nos órgãos e entidades públicas da União, dos Estados e dos municípios brasileiros. O trabalho desempenhado pelos auditores de controle externo tem sido essencial para o fortalecimento do controle externo em todo o país.

A escolha do dia 27 de abril para celebrar a categoria remete ao ano de 1893, quando Serzedello Corrêa, então ministro da Fazenda do governo do presidente Floriano Peixoto, ao defender as competências e a independência dos Tribunais de Contas, deu verdadeiro exemplo de coragem e compromisso com a moralidade na Administração Pública. Ele enfrentou investida do Poder Executivo contra a atuação do Tribunal de Contas da União.