Instituições se reúnem para III Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção
Publicação em 4 de dezembro de 2019

Órgãos e instituições de controle e fiscalização se reúnem na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), para a terceira edição do Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção. Realizado pela Corte e pelo Fórum de Combate à Corrupção (Focco), o evento trará a coordenadora substituta da Força Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, a procuradora da República Marisa Varotto Ferrari, que ministrará palestra sobre acordos de leniência e combate à corrupção.

A programação inclui, ainda, palestras do especialista em Compliance Empresarial, Investigações e Remediação corporativa Bruno Camargo, que falará sobre o tema “Como a corrupção acontece e como remediar. Uma experiência colaborativa”; e do secretário-geral de controle externo do TCE-ES, Rodrigo Lubiana, que apresentará as ações já desenvolvidas pelo Focco. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no hotsite do Encontro.

A novidade na edição deste ano é o 1º Concurso de Redação sobre o tema “Como a corrupção interfere na minha vida”. A programação na parte da manhã é voltada a estudantes e está incluída a cerimônia de premiação dos quatro melhores trabalhos. Estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas convidadas que desenvolveram atividades de mobilização e prática pedagógica para debate do tema no ambiente escolar podem participar. Durante o evento, o auditor de controle externo do TCE-ES Lyncoln Reis palestrará aos alunos sobre “Corrupção: onde tudo começa”.

Focco
Com o objetivo de tornar ainda mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública, foi assinado, em agosto de 2016, o Termo de Cooperação Técnica para a criação do Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES). A criação do Fórum permitiu a troca mais ágil de informações e a formulação de ações conjuntas entre as instituições que compõem a entidade.

Integram o Focco-ES: o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o Ministério Público Federal (MPF/ES), o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPCES), a Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), a Superintendência de Polícia Federal (DPF-ES) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Programação

Manhã – para alunos da rede estadual de ensino

8h30 às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Café da manhã e recepção
9h30 às 9h45 – Abertura Oficial, Sérgio Aboudib Ferreira Pinto – Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas
9h45 às 10h15 – Palestra “A importância do Focco/ES no combate à corrupção”, Rodrigo Lubiana Zanotti – Auditor de Controle Externo, Secretário Geral de Controle Externo do TCE-ES.
10h15 às 10h45 – Palestra “Corrupção: Onde tudo começa?”, Lyncoln Reis – Auditor de Controle Externo, instrutor da Escola de Contas Públicas do TCE-ES. Coach.
10h45 às 11h15 – Premiação Concurso da CGU e Premiação I Concurso de Redação do Focco-ES
11h15 Encerramento

Tarde
12h30 às 13h – Credenciamento
13h10 às 13h30 – Abertura Oficial, Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun – Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas
13h30 às 14h – Palestra “A importância do Focco/ES no combate à corrupção”, Rodrigo Lubiana Zanotti – Auditor de Controle Externo, Secretário Geral de Controle Externo do TCE-ES.
14h às 14h40 – Palestra “Acordos de leniência e combate à corrupção: experiência da Lava Jato no Rio de Janeiro”, Marisa Varotto Ferrari – Procuradora da República, Coordenadora Substituta da Força Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro desde março de 2017.
14h40 às 15h20 – Palestra “Como a corrupção acontece e como remediar. Uma experiência colaborativa”, Bruno Camargo – Especialista em Compliance Empresarial, Investigações e Remediação corporativa.
15h20 às 16h – Momento para perguntas e respostas
16h – Encerramento

Fonte: TCE-ES