MPC brasileiro lança sua Política Nacional de Comunicação e o Manual de Orientações para Mídias Sociais Institucionais
Publicação em 17 de junho de 2021

Em evento virtual com a participação de cerca de 200 pessoas, entre procuradores de Contas e servidores dos Ministérios Públicos de Contas de todo o Brasil, foram lançados, nesta quarta-feira, 16 de junho, a Política Nacional de Comunicação (PNC) dos MPCs brasileiros e o Manual de Orientações para Mídias Sociais Institucionais.

“Foi um grande desafio reunir virtualmente tantos assessores e trabalhar à distância na criação de um documento complexo como a PNC. Mas, ao final do processo, estamos felizes com o resultado”, comenta a procuradora de Contas do MPC do Pará Silaine Karine Vendramin, que coordenou os trabalhos para formular a PNC.

A PNC foi criada de forma colaborativa, com a participação de assessores de comunicação e representantes dos MPCs de todo o País. Trata-se de um documento que traz diretrizes gerais aos MPCs no que concerne à comunicação pública dos órgãos ministeriais. Entre os objetivos da PNC está a promoção de uma comunicação em rede, transparente e com foco no cidadão.

Acesse aqui a Política Nacional de Comunicação
Acesse aqui o Manual de Orientações para Mídias Sociais Institucionais

A iniciativa é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e faz parte das ações estratégicas dos MPCs brasileiros para o ano de 2021. O grupo de trabalho responsável pela operacionalização desta ação é coordenado pela procuradora do MPC do Pará Silaine Vendramin.

“Ainda em 2020, durante o II Encontro Nacional do Ministério Público de Contas (Enampcon), concluímos que era necessário promover a integração e a participação de todos os Ministérios Públicos de Contas do país na elaboração coletiva de uma política própria de comunicação. Coube a mim essa missão. Foram quatro meses de trabalho on-line e colaborativo com a participação de assessores de todo o País. O resultado não poderia ser melhor. Conseguimos construir uma política de comunicação que atende, de fato, às necessidades de todos os MPCs, além de disponibilizar um manual para atuação nas redes sociais. É com muito orgulho que chegamos a este evento para apresentar nossa Política Nacional de Comunicação e debater com os colegas os rumos da nossa instituição neste cenário digital no qual nos encontramos”, comenta Silaine Vendramin.

Durante o evento de lançamento, que foi realizado de forma virtual em função das restrições impostas pela pandemia e teve 279 inscritos, houve a participação simultânea de cerca de 200 servidores e procuradores de todos os Estados. Foram destaque os convidados especiais: Filipi Oliveira, diretor de Comunicação da Câmara de Curitiba, responsável pela transformação digital, ações de comunicação pública, relações públicas e institucionais, campanhas internas e externas, assessoria de imprensa e gestão de comunicação de crise; Cláudia Lemos, jornalista, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atual presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), trabalha com comunicação institucional e comunicação pública há 30 anos; e Pamela Lang, subcoordenadora de Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Filipi Oliveira compartilhou a experiência no Legislativo de Curitiba, os desafios e os avanços à frente da na comunicação da instituição. Já Cláudia Lemos trouxe importantes reflexões sobre o papel da comunicação pública, especialmente no Brasil. Pamela Lang encerrou o ciclo de palestras falando sobre a comunicação pública no espaço das mídias sociais.

A partir de agora, os documentos da PNC e o Manual de Orientações para Mídias Sociais Institucionais serão encaminhados aos MPCs e amplamente divulgados à sociedade. O trabalho do grupo de assessores, entretanto, não termina aqui. Para o segundo semestre de 2021, há uma série de campanhas institucionais que serão trabalhadas em rede pelos MPCs.