08 de março – Dia Internacional das Mulheres
Publicação em 8 de março de 2022

Neste dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres. A data foi criada para simbolizar a luta feminina por seus direitos e é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A criação do Dia Internacional da Mulher foi sugerida e aprovada com unanimidade em 1910, por Clara Zetkin, no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, ocorrido na cidade de Copenhague – capital da Dinamarca.

A proposta de criar um Dia Internacional das Mulheres, inicialmente, não tinha uma data fixa, que somente veio a ser formalizada após uma greve realizada pelas trabalhadoras do setor de tecelagem russa, em meio à guerra em 1917, quando elas exigiam “pão e paz”, e quatro dias após essa manifestação o czar foi forçado a abdicar e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

Os esforços para contornar as desigualdades são constantes, prova disso é que o tema escolhido pela ONU para ser refletido na data de hoje é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”.

Ainda, a ONU Mulheres reflete que por constituírem a maior parte da população pobre do mundo as mulheres estão em situações mais vulneráveis em relação aos homens, sendo mais dependentes dos recursos naturais ameaçados pelas mudanças climáticas, destacando, também, que as mulheres são agentes de mudanças, provocando o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis eficazes, continuando a lutar e caminhar para um futuro igualitário.

A data é importante para celebrar as conquistas já adquiridas pelas mulheres e incentivar a luta para o alcance da igualdade tão necessária em tempos de tantos desenvolvimentos.

Parabéns a todas as mulheres!