Luciano Vieira é o mais votado para o cargo de Procurador-Geral do MPC-ES
Publicação em 22 de setembro de 2023

Na última quinta-feira (21), o Procurador do Ministério Público de Contas, Luciano Vieira, foi o mais votado para ocupar o cargo de Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Espírito Santo (MPC-ES).

A votação foi realizada na sede do MPC-ES, em Vitória, e contou com a participação de todos os Procuradores do órgão. A sessão foi presidida pelo Procurador-Geral, Luís Henrique Anastácio da Silva, e secretariada pela Secretária-Geral, Karla Nicco de Freitas.

O resultado será encaminhado ao TCEES até o quinto dia útil após a eleição e, posteriormente, ao Governador do Estado, que escolherá e nomeará o novo Procurador-Geral do MPC/ES, conforme disposto na Lei Complementar 451/2008 e na Lei Complementar 621/2012.

 

Perfil de Luciano Vieira

Formado em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Atuou na Assessoria Jurídica do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) e exerceu o cargo de chefe da Assessoria Jurídica do Detran-ES até 2007, quando tomou posse como analista no Ministério Público Federal (MPF), Procuradoria da República no Espírito Santo.

Deixou o cargo de analista no MPF para tomar posse como Procurador do Ministério Público de Contas em março de 2010, após aprovação em primeiro lugar no concurso público.

Foi nomeado pelo governador, em dezembro de 2015, para exercer o cargo de procurador-geral do MPC-ES no biênio 2016/2017, tendo tomado posse em 18 de fevereiro de 2016. Foi reconduzido à função em 2018 para chefiar o MPC-ES durante o biênio 2018/2019.

 

Confira o inteiro teor da ata de eleição aqui.