Mulheres são maioria no Ministério Público de Contas e fundamentais para o bom funcionamento da instituição

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
E-mail

As mulheres representam 61,2% da força de trabalho do MPC-ES, onde ocupam diversos cargos, incluindo posições de liderança e chefia

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, o Ministério Público de Contas do Espírito Santo (MPC-ES) destaca a importância das mulheres para o bom funcionamento do órgão ministerial e para um controle externo mais eficiente e transparente. Elas representam a maioria dos colaboradores, ocupam posições de chefia e contribuem diretamente para a qualidade e eficiência das atividades desenvolvidas.

As mulheres representam a maioria não apenas da população do Brasil, do Espírito Santo e de Vitória, mas também da força de trabalho que atua no MPC-ES, onde correspondem a 61,2% dos colaboradores, somando servidoras e estagiárias. Nos gabinetes da 2ª Procuradoria e da Procuradoria-Geral, atualmente as equipes são compostas exclusivamente por mulheres, evidenciando a força e a competência feminina no desempenho de funções essenciais para o bom funcionamento do controle externo capixaba.

O procurador-geral do MPC-ES, Luciano Vieira, afirma que estar à frente de uma instituição com equipes compostas principalmente por mulheres é enriquecedor.

“Liderar uma equipe majoritariamente feminina é uma experiência enriquecedora, onde a força, a dedicação e a sensibilidade se unem para transformar desafios em conquistas”.

No Ministério Público de Contas, três dos quatro cargos de chefia são ocupados por mulheres, demonstrando a relevância da atuação delas em posições estratégicas. A Secretaria do MPC-ES é comandada pela servidora Giovana Camata Gobbi, a 1ª Procuradoria de Contas tem a servidora Karla Nicco na Chefia de Gabinete, e a servidora Bruna Maria Ogioni é a chefe de gabinete da Procuradoria-Geral e da 2ª Procuradoria de Contas.

Bruna Ogioni compartilhou como é a experiência de liderar uma equipe composta exclusivamente por mulheres e como isso impacta o trabalho diário.

“Liderar uma equipe composta exclusivamente por mulheres é uma experiência poderosa e transformadora. Juntas, somamos forças, compartilhamos conhecimento e fortalecemos a resiliência e empatia. Guiar mulheres é lembrar, a cada dia, que somos capazes de quebrar barreiras, inspirar mudanças e buscar um futuro mais igualitário. Que o Dia Internacional da Mulher seja celebrado como um símbolo do impacto e da força de uma liderança feminina e unida”.

O Ministério Público de Contas do Espírito Santo reconhece o impacto dessas profissionais na missão de promover a boa gestão pública e as parabeniza pela sua atuação, não somente nesta data, mas por todo o trabalho que executam sempre com uma abordagem cuidadosa, detalhista e comprometida.

Clique aqui para assistir ao vídeo especial do MPC-ES para o Dia das Mulheres.