Licitações do BRT e de estudo para ciclovia na Terceira Ponte são canceladas pelo governo do Estado
Publicação em 15 de fevereiro de 2016

A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) cancelou três editais de licitações, sendo dois deles relativos à implantação do BRT Grande Vitória e um relacionado aos estudos de concepção e viabilidade técnica para a construção de passeios e ciclovias na Terceira Ponte. Os cancelamentos ocorreram por motivo administrativo, conforme avisos assinados pelo secretário estadual dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, e publicados na edição da última quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado.

Os editais cancelados pela Setop foram alvos de representação e de recomendação do Ministério Público de Contas (MPC).

O MPC apontou diversas irregularidades no edital de concorrência pública 005/2013, que trata do procedimento de pré-qualificação para seleção das empresas para realização da obra de implantação do BRT Grande Vitória. Os questionamentos do órgão ministerial levaram o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) a determinar a suspensão do edital, em fevereiro de 2014. No mesmo mês, o edital foi republicado, após as correções determinadas pelo Tribunal de Contas.

Ao julgar o caso (representação TC 394/2014), em junho de 2015, os conselheiros do TCE-ES divergiram do posicionamento ministerial e da área técnica, que sugeriram a nulidade da concorrência pública 05/2013. Os conselheiros entenderam que a Setop fez as correções necessárias no edital e o consideraram regular, acrescentando apenas algumas recomendações à Setop.

Durante o julgamento da representação, o Ministério Público de Contas alertou o Plenário do TCE-ES sobre o fato de três dos quatro consórcios qualificados para a licitação das obras do BRT serem compostos por empresas citadas na Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal. A observação foi incluída pelo relator do caso, conselheiro Sérgio Aboudib, no acórdão 675/2015, que sugeriu ao governo do Estado uma revisão do procedimento.

Ciclovia
Já o edital de concorrência pública 08/2014, também cancelado pela Setop, previa a elaboração de estudo de concepção e viabilidade técnica, projeto básico e projeto executivo para a construção de passeios e ciclovias na Terceira Ponte e estava suspenso por decisão administrativa da própria secretaria desde dezembro de 2014.

Antes de ser suspenso, em 2014, o edital foi alvo de recomendação emitida pelo Ministério Público de Contas (MPC). O órgão ministerial apontou ausência de parecer jurídico da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no certame e da análise econômico-financeira por parte da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont).

Diário Oficial do Estado – 11/02/2016

Notícias relacionadas
MPC alerta sobre participação de empresas citadas na Operação Lava Jato em consórcios qualificados para obras do BRT 
Após recomendação do MPC, Setop suspende licitação de estudo para ciclovia na Terceira Ponte